| Tweet |
|
1 |
Israel Lucio
| Tweet |
|
1 |
Israel Lucio
Ano novo, vida nova, alimentação nova? Que tal aproveitar a chegada de 2017 para turbinar a dieta e buscar uma alimentação mais saudável? Conversamos com a nutróloga Ana Luisa Vilela e ela elaborou uma lista com alimentos que vão bombar no cardápio de quem busca entrar em forma e também mais saúde.
+ Leia tudo sobre dieta
A médica é defensora de uma dieta equilibrada e sem grandes restrições, até para quem quer perder peso. A ideia é fazer uma reeducação alimentar para conseguir resultados duradouros. E para isso, nada melhor do que apostar em alimentos naturais e que podem substituir os processados. Veja as apostas da nutróloga para as dietas em 2017:
Cada vez mais é comum conhecermos adeptos de dietas vegetarianas ou veganas. Muitas atrizes, como Bruna Marquezine e Yasmin Brunet, já declaram que não comem mais carne. E uma opção de proteína bem-vinda para esse tipo de alimentação são os cogumelos. Além disso, segundo Ana Luisa, são alimentos de baixa caloria.
+ Veja 10 benefícios de uma alimentação sem carne
"É uma alimento típico do Nordeste, de baixa caloria e rico em zinco", diz a nutróloga. "Ele contribui para o sistema imunológico e também é ótimo para cicatrização", completa. Ela sugere o consumo cru, em saladas, para que todos os nutrientes sejam mantidos. Também pode turbinar a receita de suco detox.
+ Receitas detox: nutricionista diz o que realmente funciona
Mais um alimento da lista dos ingredientes de baixas calorias. Ótimo para incrementar sopas, caldos e várias receitas. Use a imaginação. De acordo com Ana Luisa, também é um excelente substituto para carboidratos simples e batatas. Também dá uma sensação de sacieade maior.
Já que falamos em substituições, o clássico fubá vem com tudo como opção no lugar da farinha branca no preparo de pães e bolos. E se já citamos as dietas vegetarianas, há também a moda dos alimentos sem glúten. "O fubá é farinha de milho, não contém glúten e pode fazer parte da dieta em várias combinações", diz Ana Luisa. Mas vale lembrar que só é preciso cortar o glúten da alimentação aqueles que têm intolerância ou alergia a esse nutriente.
Ainda na linha dos produtos sem glúten, outra aposta é o cará. "É primo do inhame e é um carboidrato rico em ferro, típico da culinária regional do Nordeste e do interior do Brasil", comenta a nutróloga.
Além disso, coloque o cará na dieta para ter mais energia e turbinar o sistema imunológico.